19 janeiro 2007

Comunidade Luz e Vida

Nossa História:

Porque existimos?


Acreditamos que a Comunidade Luz e Vida existe por vontade de Deus. Os factos comprovam que a nossa Comunidade desde sempre existiu no Coração de Jesus.
Quando o Pe Filipe foi falar com o seu bispo, Dom Serafim Ferreira Sousa e Silva, da diocese de Leiria-Fátima, sobre o seu desejo de começar uma comunidade, a resposta do bispo foi imediata e sem reservas: “Caminhem!”
Ainda quando era seminarista, o Pe Filipe Lopes, fundador da Comunidade Luz e Vida, sentia no seu coração que o Senhor o chamava para uma vida missionária. Estava a estudar para ser padre diocesano, mas no seu coração habitava o desejo de ir mais além. Conhecendo o Renovamento Carismático Católico e fazendo algumas experiências de vida e missão nalgumas comunidades carismáticas de Portugal e do Brasil no tempo de férias, foi percebendo cada vez mais, mediante aos acontecimentos, que Deus queria uma nova comunidade em Portugal.
Com o Marcelo, um jovem brasileiro que está com o Pe Filipe desde o começo da Comunidade, convidou um grupo de pessoas amigas, entre elas jovens e casais, para uma reunião no dia 29 de Julho de 2001, onde apresentaria o perfil da comunidade. Este grupo a cada reunião foi aumentando, – … “e o Senhor aumentava todos os dias, o número dos que tinham entrado no caminho da salvação” (Act 2, 47) – de modo que hoje, em 2005, a Comunidade Luz e Vida já pode contar com 60 membros, entre casais e solteiros. Sendo que, actualmente 4 jovens vivem em Comunidade de Vida, partilhando a vida com o fundador, e os outros membros que vivem em suas casas, têm o seu próprio trabalho, mas comungam da mesma espiritualidade e da mesma regra de vida da Comunidade Luz e Vida.

Identidade e Carisma

A Comunidade Luz e Vida é como uma pequena semente de libertação no meio do mundo. Ela é chamada a ser sacramento do amor de Deus de modo preferencial no meio dos jovens e para os jovens. A sua missão é viver a consagração pela comunhão com Deus no seguimento de Jesus Cristo e pela vida fraterna, em ordem ao serviço da evangelização.
O que é a Comunidade Luz e Vida? É um carisma próprio que pretende reunir leigos, consagrados, casais, jovens, adultos, crianças, viúvos e viúvas, enfim, todos os estados de vida. Pessoas que recebem o mesmo chamamento para servir a Igreja e os irmãos.
Porquê Luz e Vida? Porque na oração o Senhor assim o inspirou: “N’Ele estava a Vida e a Vida era a Luz dos homens” (Jo 1,4); e “Vou fazer de ti luz das nações, a fim de que a Minha salvação chegue até aos confins da terra” (Is 49,6b).
Somos uma comunidade que nasceu na Igreja para ser Igreja e conduzir os outros para a mesma realidade. Sentimos que Deus nos chama a vivermos em comunidade para fortalecer a nossa fé, a nossa esperança e o nosso amor, e assim, para que possamos levar a Sua Palavra a todos os corações, pelos meios que Ele nos permitir.
A Comunidade Luz e Vida vai caminhando e sentindo mais forte o chamamento de Deus. Já não duvidamos que o Senhor nos congregou para uma missão evangelizadora. Ele quer servir-Se de nós. Temos profunda consciência de que somos seus servos.
A Comunidade Luz e Vida vive como princípio fecundo e efectivo a realidade da contemplação na acção. Somos chamados a adorar a Jesus, prostrarmo-nos aos Seus pés, comos os pastorinhos de Fátima, mas a estarmos ao mesmo tempo, assim como os pastorinhos, a cuidar do Rebanho que Ele nos confia.

A Nossa Espiritualidade

A nossa espiritualidade é carismática. Nascemos dentro do Renovamento Carismático Católico na Diocese de Leiria Fátima. A nossa espiritualidade está fundamentada na espiritualidade dos pastorinhos de Fátima e na dinâmica do Renovamento Carismático Católico.
Procuramos viver alguns princípios básicos para sustentar uma espiritualidade sólida e fecunda.
A nossa regra de vida é a seguinte:

Diariamente:

Oração de Louvor Matinal (Laudes)
Eucaristia
Adoração
Rosário
Estudo Bíblico (Lectio Divina)

Semanalmente:

Jejum (às Sextas-feiras)
Formação espiritual/humana/missionária/…

Mensalmente:

Confissão
Formação espiritual/humana/missionária/…
Convívio Comunitário
Atendimento pessoal com o Fundador e/ou com o Formador Conselheiro

Anualmente:

Retiro anual
Cursos de formação para a missão

Nossa Missão:


Missão e Actividades


Desde que começamos a comunidade, sentimos que Deus nos chamava a estarmos abertos a todas as realidades possíveis para evangelizarmos. Surgiu nesse tempo muitas oportunidades: um programa de televisão, um programa de rádio, encontros de formação e evangelização por todo o país, evangelização nas praias, etc…
A Comunidade Luz e Vida não medirá esforços para fazer acontecer, em Portugal e quem sabe no mundo, o Evangelho de Jesus.


Nossas Actividades:


Tarde de Louvor

Todos os primeiros Domingos de cada mês, a Comunidade Luz e Vida realiza na igreja paroquial de Albergaria dos Doze uma Tarde de Louvor. Louvamos o Senhor pela oração e pelos cânticos, ouvimos a Sua palavra através de uma pregação ou ensinamento, celebramos a Eucaristia e deixamo-nos guiar pelo Espírito do Senhor. Começamos às 14h30 e vamos até às 18h30.

Dia de Louvor

Três vezes ao ano (Janeiro, Maio, Setembro) fazemos em Fátima, no Anfiteatro do Paulo VI, um Dia de Louvor. Deus tem realizado muitas conversões, curas, libertações e maravilhas nas vidas de muitas pessoas que têm participado nesses dias de acção de graças. Começamos às 09h00 e terminámos às 18h30.

Encontro de jovens

A Comunidade Luz e Vida sente que a sua vocação primeira é a evangelização dos jovens. Por isso, três vezes ao ano (Páscoa, Natal e Verão) fazemos em nossa casa um encontro de jovens. São momentos de verdadeiro encontro pessoal com Cristo e de transformação de vida.

Encontros de Formação e Espiritualidade

A Comunidade Luz e Vida está aberta aos dons do Espírito Santo. Por isso sente-se vocacionada, pela força do carisma que recebeu, a pregar retiros, conduzir grupos de Oração, promover encontros de Cura interior e Libertação, encontros de Formação, em todo o país e exterior. Temos, por graça de Deus, percebido na Comunidade, os Carismas da Pregação, do Ensinamento e da Cura interior e libertação.


Evangelização no Verão

Quando somos chamados, ou por iniciativa nossa, vamos às praias evangelizarmos. Cantamos louvores ao Senhor e conduzimos momentos de oração. São verdadeiros momentos de alegria e de encontro com o Senhor. Alguns casais e jovens da nossa comunidade estão abertos ao convite de evangelizarem nas praias de todo o país, desde que tenham onde ficar para poderem atender as pessoas em oração e contar com a providência de Deus.

Atendimentos de Oração e Aconselhamento

Todas as Sextas-feiras fazemos adoração ao Santíssimo Sacramento na igreja paroquial de Albergaria dos Doze e atendemos em oração as pessoas que ligam e marcam atendimento. Graças a Deus têm acontecido momentos fortes de libertação e intercessão.

Nossos Projectos

Termos uma quinta onde possamos construir as nossas casas e um grande espaço para acolhermos a todos nos nossos encontros de oração e formação
Evangelizarmos através de programas de Televisão, Rádio e pela Internet. Já temos um Site que está em Construção: http://www.comunidadeluzevida.com/
Gravação de CDs
Edição de Livros de Espiritualidade e Formação
Aquisição de uma Rádio ao serviço da evangelização
Grupo de Teatro
Promoção de Eventos de Evangelização
Fazermos sempre a vontade de Deus…

7 comentários:

Anónimo disse...

Que bom! Vocês agora têm um blog... Espero que seja mais um canal de evangelização. Contamos convosco. Que Deus vos abençoe e ilumine!
um amigo...

joaquim disse...

Ainda agora começámos e já temos um amigo connosco!!!
Que este blogue, muito mais que dar a conhecer a Comunidade, dê a conhecer a Palavra de Deus, o Seu amor e a certeza de que Ele está sempre connosco.
«Nunc Coepi»
Agora começamos! Que o Senhor abençoe todos quantos aqui vierem e ilumine todos os que aqui escreverem.
Abraço em Cristo

Catarina Mexia Alves disse...

Olá!
Gostámos muito dessa fotografia!
Um beijo da Catarina, Pedro e André.

Maria disse...

Parabens Padre Filipe e amigo Marcelo pelo novo blog!!Tenho a certeza que este e mais um meio de levar Jesus a muitos que infelizmente ainda nao O conhecem!
Um grande abraco dos amigos de londres Fatima Pedro e Alice

Anocas disse...

Olá a todos!
Ontem assisti pela 1ªvez a um momento de adoração dirigido por vós,queria dizer-vos k adorei,foram momentos rodeados de magia e de muita Fé! Eu fui a este encontro após insistencia dos meus pais, pois segundo eles eu fui uma das escolhidas de Deus e fui abençoada com um milagre, o milagre da cura(um dia contarei-vos a minha história),então decidi acompanhá-los, não sabendo sequer ao k iria.Quando saí deste momento de oração vinha com uma paz interior incrivel e com uma Fé redobrada! Um bem-haja a todos vós...

Anónimo disse...

olá eu sou Ana fui assistir a uma tarde de louvor adorei, foi lindo,uma pessoa que acredite mensmo sai de lá com o coraçâo cheio de amor, muitos parabens a todos

Ana Maria disse...

Gosto muito da primeira foto, com a pintura na parede, esta lindissima...
So uma opiniao Joaquim; faz falta mais fotos das actividades da Comunidade,basta uma cada mes...
Muitas bencaos de Deus para poderem continuar o vosso apostolado.
Um abraco saudoso